domingo, maio 06, 2012

Alguns Programas Apresentados em 22 anos de Rádio

Instalações Rádios Gazeta AM/ Tangará FM

Rádio Tangará FM - 100,3 MHZ (Carazinho RS).
Comecei em Rádio com 16 anos de idade, em meados de 1990 (praticamente uma criança). Tenho plena consciência de todas as deficiências que me acompanham nesses antigos programas: como gafes,  voz demasiada infantil e a total insegurança ao falar ao microfone. Poderia dizer inclusive que não  tive  orientação alguma do que poderia fazer para melhorar por parte de nenhum colega na época e levei um bom tempo para  "cair na real", assimilar e corrigir esses e outros defeitos. Até porque, todo o garoto que começa em rádio, imagina-se "o melhor do pedaço" rss...

Acho que com 22 anos de Rádio, não preciso mais esconder esses "tesouros".

Espero que essas gravações sirvam para que as pessoas relembrem das boas músicas da época (o conceito de rádio FM era bem diferente do atual), bem como para que os que hoje iniciam no rádio, percebam que com persistência e boa vontade, você conseguirá pacientemente com o passar do tempo "lapidar" seu talento e vencerá aos poucos todas as  aparentes adversidades que se lhe avisarem, aprimorando sua arte um pouquinhno a cada dia.

1990

Meu primeiro programa de Rádio chamava-se "Good Times FM", e foi herdado do colega Dorli Kemmerich, que anteriormente era o responsável por produzir e apresentar o espaço.  Apresentei essa série durante 3 anos, a partir dos  16 anos de idade e consistia num programa de variedades musicais do passado, onde cada flash back era anunciado de modo individual, sempre precedido por um pequeno comentário. É minha "menina dos olhos". De todos os programas que eu fiz até hoje, esse tem um lugar muito especial no meu coração, dado que foi o primeiro.. E o primeiro a gente nunca esquece!!
A locução eu a gravava préviamente em fita de rolo, sob a assistência do sonoplasta-editor na gravadora da emissora na época, Milton Lima, sendo as músicas encaixadas pelo operador do horário ao vivo no momento do programa, o que abria precedentes para a ocorrência de algumas "gafes", por parte do responsável do horário,  como colocar o locutor anunciando uma coisa, e em seguida rodar a faixa ou disco errado.. rss...
Em ambas as ocasiões, o responsável pela mesa de áudio e mixagens  foi o colega  Emerson Evandro Worm.




Agosto de 1991

Abaixo, posto programa de um ensolarado sábado a tarde de agosto de 1991, apresentado na Rádio Tangará FM de Carazinho - RS (100.3 FM),  quando eu então, já contava com 17 anos de idade. 
Curiosidade: Tem inclusive um comercial que fala no Ford Versailles 92. Esse comercial chamava a atenção porque nessa época, o Versailles ano 91 modelo 92 já se encontrava a venda, ou seja, não se trata de falha minha a de datar o programa para 1991. Realmente ele é de 1991.  
Outra coisa: Nessa época, um estúdio de rádio era completamente analógico e muito raramente se rodava músicas originárias de outro tipo de midia que não fosse o LP ou o "cartucho". Especialmente o primeiro era o predominante em mais de 90% dos casos; computador para essa finalidade não passava de uma quimera distante..




Disque Sucesso 15.12.1992

Disque Sucesso era um programa de participações do ouvinte em estilo bem  tradicional na época, com direito a pedidos musicais, recadinhos, etc.. Com a saída do comunicador Celso Santos da emissora, acabei eu por herdá-lo. No dia em que eu assumi esse programa, fiquei totalmente transtornado, perdido mesmo. O telefone não parava!!! Naquele tempo a coisa não era brincadeira pra quem trabalhava em rádio. O locutor tinha que anotar "trocentos" recadinhos, "catar" os discos referentes a esses pedidos na discoteca, com um agravante: Tinha música que não estava no disco do cantor, mas sim numa coletânea. Essas eram as piores. Você tinha que decorar o que tinha em centenas de discos para lembrar em qual coletânea estava a música desejada. O mesmo valia para os discos de trilhas de novelas.  Eles ficavam separados em uma prateleira e não havia ordem alfabética, ao contrário dos discos dos cantores/grupos. Além disso, a cada intervalo comercial, tinha que localizar os spots publicitários (gravados todos em cartucho sendo cada cartucho correspondente a um comercial) e trocá-los evitando deixar "espaços" no ar. Depois tinha que colocar um a um no ponto e devolvê-los ao dispenser que os armazenava em sua respectiva ordem numérica.  Essa época eu considero mágica. Por outro lado, meu desempenho como "locutor" ficou mais sofrível ainda de certa forma ,do que no meu começo de carreira. Agora não mais pela questão da insegurança, mas pela questão de voz mesmo.
O que acontecia era o seguinte: A emissora em que eu trabalhava (Tangará FM/ 100.3) contava com excelentes profissionais, todos maduros e portadores de bela e sonora voz. Como eu tinha uma voz muito de criança tinha "vergonha" de contracenar com aquelas figuras.. Ai, incorri no pior dos erros e que eu digo sinceramente para qualquer pretendente a carreira radiofônica: jamais, em hipótese faça isso que eu fiz:
Comecei a "forçar" a voz para um tom nasalizado e afetado,  que não era o meu, para ficar mais com voz de "homenzinho" rss  e ficou simplesmente ridículo!!  E o mais grave!! simplesmente na época eu achava que estava ótimo, e como ninguém me falava nada, eu prosseguia no erro huahuhauhauua!..  Gente.. fiquei meses nessa..A ficha demorou a cair!!







Sunday Special 13.06.1993
Jornal O Noticioso - Carazinho RS 16.07.1993


Essa foi a última série de programas que apresentei antes de mudar-me de emissora pela primeira vez. Sunday Special eram especiais diversos contando a trajetória de artistas em evidência no cenário pop, rock e MPB. Como o próprio nome denota, esse programa era levado ao ar aos domingos.
Era muito bacana a colaboração dos fãs, pois nessa época pré-internet, não era nada fácil conseguir a biografia e materiais raros dos artistas para produzir um bom especial. Assim é, que para levá-los a efeito, contava com  a colaboração dos fãs dos artistas.  Poderia citar entre esses fãs, Salete Barbosa (in memorian) Áureo Tautenmüller,  etc..
Aqui ja percebe-se uma certa melhora na minha locução, todavia ainda muito longe do ideal (continuava forçando um pouco) . A mudança maior ocorreria no ano seguinte (1994), quando ai sim, comecei a me encontrar como locutor.




Cristal FM  99,1 MHZ - Soledade RS

Rota 99  25.05.1994

Em 1994, convidado por Paulo Borges, experiente homem de rádio, atuei na Rádio Cristal FM de Soledade RS, emissora pertenente a Fundação Educativa Nordeste, como Locutor, Produtor Cultural e Coordenador.  Meu primeiro programa, no dia da estréia foi o Rota 99, programa "classe A" de som ambiente que ia ao ar no horário do almoço.




Rádio Tangará FM - 100,3 MHZ - Carazinho - RS
Especial Raul Seixas (1995) 

Em 1995 retornei à Rádio Tangará FM, onde apresentei diversos programas, entre eles, este de Raul Seixas; recordando a trajetória do Maluco Beleza. Esse programa contou com o depoimento de diversos fãs e foi deveras enriquecido pela participação de Walter Farias, o "Rauzito" (Rau_zi_to), sem o "l" mesmo, um dos maiores artistas cover de Raul e profundo conhecedor de sua obra.





Rotação (1995)

Rotação foi um programa matinal que ia ao ar pela Tangará FM a partir das 10:00 da manhã. Era antecedido pelo Gira Brasil, que ia ao ar nesta época,  das 6:30 às 10:00..   A partir do presente registro,  tive a infeliz idéia de gravar meus programas com um equipamento "xing-ling". Esse habito eu o mantive por muito tempo, pois era o único portátil que eu tinha disponivel para transporte até a emissora afim de gravar os programas. A bem da verdade, nesta época (1995) aparelhos de cassette portáteis de boa qualidade ja eram muito raros.



Gira Brasil (1996)

Gira Brasil foi um programa de MPB que foi ao ar entre 1984-1990 na Rádio Tangará FM.  Com o slogan de "A sua manhã verde e amarela", esse programa, cheio de brasilidade, trazia em seu dorso o melhor da música popular e pop-rock brasileiras.  No início, o programa  tinha uma conpepção estética mais ortodoxa, ou seja, praticamente só rodava MPB do primeiro time. Com o passar dos anos, porém, com as mudanças no mercado, o programa passou a mesclar temas não tão sofisticados junto à MPB mais tradicional, modificando um pouco seu foco.. Inicialmente, o programa ia ao ar praticamente a manhã toda. Em seus dois últimos anos, porém, o programa sofreu uma redução, indo ao ar das 6:30 às 10:00hs.
Alguns dos apresentadores do programa:  Pérola Vercosa, Marli Mombach Schneider, Celso Santos, e por fim, caiu o programa em minhas mãos no seu último ano.  Abaixo você poderá escutar dois trechos significativos de sua última edição, ocasião em que estava eu, infortunadamente resfriado.





continua em breve..

Um comentário:

Maddie disse...

Hi, Nice post thanks for sharing. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back.

Thanks!

Madison
maddie0147@gmail.com